Casais tentantes diante da ótica de uma médica especialista em reprodução humana assistida
Dra Mariana Kefalás, médica ginecologista especialista em Reprodução Humana Assistida, e sócia da Clínica La Vie de Reprodução Humana em Uberaba. pontua a realidade dos casais inférteis em busca da tão desejada gestação.
“É de fundamental importância que possamos falar com os casais tentantes, que buscam de forma hercúlea a concepção de um bebê e a formação de uma família. Para nós, médicos, receber um casal tentante requer muito além de conhecimentos de técnicas e indicações de tratamentos, nós devemos escutar, acolher, acalmar e orientar sobre os caminhos desta busca.”
Atualmente, com o advento das redes sociais, o aumento na quantidade e qualidade das informações referentes a infertilidade é inimaginável, o que faz com que aqueles que buscam um bebê estejam atentos as novas tecnologias, compartilham informações e vivencias em comunidades e hoje formam uma audiência avida por informação.
“Cabe a nós, profissionais da saúde, sermos atuantes como precursores de informações de maneira coerente e não extrapolativa. O que vemos, são promessas que muitas vezes tendem a piorar a qualidade de vida de um casal que já lida diariamente com medo, frustração e sofrimento.”
De acordo Associação Brasileira de Reprodução Assistida (2019), a infertilidade conjugal afeta de 10 a 15% dos casais em idade reprodutiva no mundo. No Brasil, oito milhões de pessoas podem ser inférteis. A busca por tratamentos cresce à medida que a informação se dissemina. Atendemos casais com fragilidades e bastantes cientes da jornada que irão enfrentar em busca do tão sonhado positivo.
“É bastante evidente o crescimento em número de publicações e desenvolvimento de técnicas em reprodução humana que aumentem a chances de gravidez, e cabe a nós médicos estarmos constantemente atualizados para trazermos a estes casais tudo o que a medicina pode oferecer, entretanto, devemos ter a responsabilidade ética e moral de não iludir e trazer falsas esperanças ou garantias. “
Técnicas de Fertilização in vitro em laboratórios de Reprodução Humana Assistida — Foto: Clínica La Vie – Uberaba
São tantos os motivos pelos quais a gestação é tão dificultosa, entre elas temos a idade materna avançada, que é reflexo do adiamento da gestação frente a outras realizações pessoais, além disso, Endometriose, menopausa precoce, baixa reserva ovariana são bastante comuns em tentantes.
A vida de tentante requer paciência, calma e sabedoria para lidar com as adversidades do tratamento, os efeitos de remédios, as dores psicológicas que este casal se impõe e tantas outros sentimentos que apenas quem vive sabe….
É essencial que este casal busque por uma equipe médica de excelência que possa acolher, escutar e idealizar formas de ajudá-los nessa jornada.
Quer saber mais? Agende sua consulta
Siga no Instagram @dra.marianakefalas
Consultório – 34 3325-8188
La Vie – 34 3325-6900
Responsável técnica: Dra. Mariana Kefalas O. Gomes CRM 38814 MG RQE Nº: 48980.